O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Informações Gerais

O Lesfer foi idealizado no final de 1988 e planejado e implementado na década de 1990 sujeito ao Programa de Engenharia de Transportes (PET) e integrado ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem a função de promover estudos na área do transporte e auxiliar professores e alunos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) em suas empreitadas.

Foi concebido, inicialmente, para atender a demanda do setor metro-ferroviário no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias, através de resultados obtidos em estudos acadêmico-científicos gerados em dissertações de mestrado e teses de doutorado, defendidas por alunos orientados pelo professor Amaranto Lopes Pereira, então coordenador acadêmico e de pesquisas do laboratório, assim como pelos professores da área de Carga do PET e seus respectivos alunos. Além dos estudos acadêmicos, o Lesfer foi estruturado para atender solicitações de serviços por parte de Empresas Públicas e Privadas dos setores metroferroviários, com a participação de professores/pesquisadores de Programas da Coppe e de Departamentos da Escola Politécnica, podendo contar ainda com a colaboração eventual de engenheiros especialistas da extinta RFFSA e da EFVM, em projetos que interagiam várias áreas do conhecimento da engenharia.

Em 2013, o Lesfer passou por um processo de modernização na sua infraestrutura, bem como pela ampliação da dinâmica de sua parte acadêmica e de pesquisa, sob a orientação do professor Hostilio Xavier Ratton Neto, que substituiu o professor Amaranto na coordenação acadêmica e de pesquisa do Laboratório. A proposta do Lesfer foi ampliada, no sentido de integrar e viabilizar as inovações tecnológicas desenvolvidas pelos laboratórios e pesquisadores da COPPE em projetos de transporte, e de iniciar um projeto de formação específica na área metro-ferroviária, oferecendo cursos modulares de extensão, adaptáveis às necessidades de indivíduos e empresas que tenham interesse em desenvolver suas aptidões na área. Com as mudanças, o Lesfer passou a se chamar Espaço Tecnológico Professor Amaranto Lopes Pereira, mantendo sua sigla original.

Em 2019, com a reestruturação do uso dos espaços do PET, o Lesfer passou a compartilhar projetos e pesquisas nas áreas de atuação dos Professores Marcelino Aurélio Vieira da Silva e Hostilio Xavier Ratton Neto quais sejam: Gestão de Infraestrutura; Sustentabilidade, Mobilidade e Novas Tecnologias do Transporte; Transporte de Carga e pavimentação.

Organização Institucional

O LESFER está sob responsabilidade administrativa do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ, cujo o coordenador faz parte, Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva, e quadro de apoio. A COPPE/UFRJ, vem desde sua fundação, em 1963, vem consolidando-se como referência em pesquisa na América Latina, possuindo o título de maior centro da região. Os 13 programas de pós-graduação da COPPE/UFRJ formam anualmente, aproximadamente, 500 pesquisadores entre Doutores e Mestres. Associado à COPPE/UFRJ, desde 1970, a fundação COPPETEC já administrou mais de 12 mil contratos por meio de parcerias e convênios com diversas entidades públicas e privadas.

Instalações 

O LESFER está localizado no Bloco I, situado numa área de 150m², nas salas I-252 e I-254 do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Topo